“O The Good Business Model é uma forma de trabalhar negócios que se querem conscientes e relevantes.
Nos dias de hoje, um canvas básico de gestão não chega para se olharem todos os ângulos de complexidade que é ter a funcionar um projeto ou produto consciente. Precisamos de pensar no propósito, ecossistema e no impacto de tudo o que fazemos. Principalmente quando projetamos faturação, liquidez e abundância em geral.
Este mapa nasce de uma vontade minha de mostrar ao mundo que se podem criar negócios (com ou sem fins lucrativos) que geram valor económico, social e ambiental e que são geridos de um lugar de propósito alinhado com a vontade de vida de quem o faz acontecer. É por isso uma ferramenta muito visual que nos encaminha por uma viagem aos vários layers de negócio e ética associada e vai fazendo as perguntas que precisam ser respondidas, para que o propósito e tática de negócio estejam alinhadas.
Assim, proponho uma série de passos até se chegar ao nosso projeto de sonho, financeiramente sólido e cheio de impacto social e ambiental:
PASSO 1 – ALINHAMENTO COM O PROPÓSITO
(GOLDEN CIRCLE)
Procure entender o “porquê” da existência do seu negócio e “para quê” existe (propósito). Seguidamente, concentra-se na forma única como o faz (“como”) e com que parceiros (“quem”) conta para oferecer o seu produto (“what”).
Imagine ainda o seu negócio como um caminho que precisa de ser percorrido para atingir um propósito. Enquanto percorre esse caminho procure entender qual é a sua meta (“visão”), como pretende ir impactando o mundo durante o seu percurso (“missão”) e com que “valores”, ou seja, com que âncoras éticas.
PASSO 2 – PENSAR DE DENTRO PARA FORA (CONCEITO)
Umas das mais sinceras e diferenciadoras características de um negócio é a sua proposta de valor! Essa promessa que se faz ao mundo e vinca a nossa atuação no ecossistema. Pergunte-se o que distingue o seu negócio de todos os outros (“uniqueness”), o que tem vontade de criar no próximo (“visualização de caminho de curto/longo prazo”) e quais são os motivos para se acreditar nele (“atributos credibilizantes”)
PASSO 3 – NADA SE PERDE, TUDO SE TRANSFORMA (ECOSSISTEMA)
Pense o seu negócio dentro de um ecossistema e assente numa base de economia circular. Entender o que move as pessoas que são fã do seu produto (“motivos que desencadeiam o consumo”), e como tirar proveito de sinergias com os seus “coopetidores” enquanto pensa na sua “cadeia de valor” sempre circular, claro.
PASSO 4 – OPERACIONALIZAÇÃO DE NEGÓCIO (TÁTICA)
Após definir a sua estratégia internamente, está na hora de fazer acontecer. Assim, vamos olhar para o “marketing mix”, principais “KPIs” e “P&L” do seu negócio.
PASSO 5 – AGORA QUE ESTÁ TUDO A ANDAR, AVALIE. (IMPACTO)
Perceba concretamente qual o seu impacto a nível económico, social e ambiental no ecossistema. Aprenda a fazer a árvore do problema social que está a ajudar a resolver. A escolher os ODS (Objectivos para o Desenvolvimento Sustentável) certos para o projecto e desenvolva a sua Teoria da Mudança para que todos os indicadores e contribuições fiquem claros e fáceis de medir. Assim saberá exactamente que impacto realmente tem e como o pode ampliar
PASSO 6 – FOCO NO QUE TEM QUE SER FEITO (TOP OBJECTIVOS ESTRATÉGICOS)
Com objetivos bem definidos e sempre presentes, conseguimos avançar com mais foco e de forma mais organizada.
Após este curso, para além das mentorias que ficam sempre à disposição, poderá sempre repetir anualmente o processo de forma independente e ir renovando as intenções, objetivos e impactos!
Cada projeto irá receber um KIT The Good Business Model que incluí:
• 1 mapa de 1m*0,55m reutilizável para ilustrar e ter sempre presente o plano de negócio consciente da sua marca
• 27 cartas com perguntas chave que precisa para fazer evoluir o seu negócio
• 1 Caneta para colocar no mapa e materializar todas as suas decisões estratégicas do ano.
• 1 saco de pano reutilizável
• 1 PEN
Preparados?
Nota: esta formação cumpre requisitos de cumprimento de formação obrigatória empresarial. Permitam-se ou peçam à vossa chefia que patrocine esta formação. Os resultados estão prometidos.”
– Bárbara Leão de Carvalho
Acede a esta ferramenta aqui.