Dos não lugares, aos lugares virtuais e às cidades criativas
Autor:
Luís Dias Martins;
Artigo de opinião sobre as cidades criativas, os novos paradigmas de cidade e o papel da animação sócio cultural na construção das cidades.
Artigo de opinião sobre as cidades criativas, os novos paradigmas de cidade e o papel da animação sócio cultural na construção das cidades.
Artigo de opinião sobre Formação e Capacitação da Equipa: implementação de novos métodos, como a redução do uso de matérias primas, ressignificação dos produtos em relação à nossa necessidade e regeneração dos recursos através dos colaboradores.
Artigo de opinião sobre Recrutamento Interno, Planos de Carreira, Experiência do Colaborador, Equipas Multigeracionais e Planos de Formação On Job.
Já ouviste falar de startups “Unicórnios” 🦄 e “Zebras” 🦓? Pois uma nova espécie juntou-se ao zoológico das startups! Apresentamos-te as startups “Camelos” 🐫 Descobre quem são e como sobrevivem ao panorama atualmente vivido, em consequência da pandemia.
Artigo de opinião sobre como é que a transformação digital, o teletrabalho e a resistência do interior de Portugal ao vírus contribuiu para o aumento da competitividade destes territórios.
Artigo de opinião sobre a temática da economia urbana e os três T’s do desenvolvimento: Tecnologia, Talento e Tolerância.
Artigo de opinião sobre a superação dos desafios colocados pelo COVID-19 e as palavras-chave para o sucesso numa fase de mais fragilidade: Inovação, Resiliência, Inteligência, Sedução e Meditação.
Artigo de opinião sobre a ação tomada pelos Municípios na prevenção dos territórios, perante a pandemia.
Este artigo apresenta os desafios da Startup Portimão, a incubadora de negócios do município de Portimão, implementada num local improvável. Um ano após a sua abertura, é relevante partilhar as práticas e estratégias que levaram a que esta incubadora se tornasse um caso de sucesso.
As organizações de Economia Social assumem um papel fundamental no desenvolvimento da sociedade e deparam-se com um desafio constante: identificar estratégias que garantam a sua sustentabilidade financeira. Este artigo pretende refletir, baseando-se em revisão de literatura, em artigos científicos e em estudos de caso, sobre os modelos de negócio das organizações de Economia Social, através de uma abordagem que visa minimizar os patrocínios e a dependência de terceiros e que potência a geração e partilha de conhecimento.
Este artigo apresenta os desafios da EBF – Ericeira Business Factory, a incubadora de negócios na Ericeira, Municipio de Mafra, ao tentar alcançar reconhecimento no panorama nacional de empreendedorismo. Um ano e meio depois da abertura, é relevante partilhar as práticas e estratégias que permitiram que esta incubadora se tornasse um caso de sucesso.
Este artigo pretende fazer a ligação – não evidente à primeira vista – entre o conceito de Animação Sociocultural, que começou a ter expressão em Portugal nos anos 70, e a Economia Criativa, um conceito do século XXI. Em traços gerais, apesar de essa ponte não ser direta, ambos os conceitos convergem no tocante à animação territorial que levam a cabo. Fundamentaremos esta interligação com dois exemplos práticos: o projeto Marvila Recicla e a incubadora de negócios Ericeira Business Factory.